Mundo perigoso. O que fazer para ficar tranquilo.

O mundo está perigoso. Não pode falar. Tem que tomar cuidado. Não é preciso muito estudo para perceber que o fenômeno não está fora de nosso alcance. Como sempre disseram os sábios antigos. Esta dentro de você. Não tem como fugir do clichê.

Freud explica

Esse negócio de dentro e fora de você já é objeto de estudo há muito tempo. Sociedade e individuo. Onde está a margem? A mente é um lance coletivo. O desenrolar das coisas sociais é semelhante a uma floresta de criaturas perigosas escondidas no mato. Porém, dentro do seu corpo e cérebro o raio de consciência pode encontrar um prisma muito bonito e trazer clareza profunda.

As massas sempre são animalescas. A alma é coisa de pessoas. A sociedade não tem alma. Ela só pode surgir no íntimo individual.


Paz

Essa compreensão só sua te transforma.  Cultura Zen transforma. Mesmo vivendo em um hospício. Se a mente é coletiva, e a sua mente se transforma, é certo que transformações vão ocorrer no grupo de pessoas com quem você se relaciona. Elementos até então inéditos trazidos a tona com o minimo de palavras possível… Não é assim que um mestre age?

Observe a histeria das massas e de seus debatedores. Nenhum deles conhece a paz interior. Se vê claramente. E nada do que dizem é deveras útil. A menos que você esteja lutando na selva.

Vale das sombras da morte

Essa frase é conhecida por muitos. Ela dá certa coragem e confiança. Mas isso nada tem a ver com a paz interior. É só uma questão de compreensão de quem a ouve, não de quem a disse. Cultura Zen é algo simples. Os detalhes e mais detalhes são confusões das massas. Não deixe de assistir a primeira aula gratuita dos  cursos on line  de Cultura Zen que disponho aos interessados.

Clareza é o que traz paz. Clareza, não confiança. Clareza até mesmo do perigo e da própria morte. Uma clareza dessas é uma clareza de outras tantas coisas… que vale a pena. Nada pode ser mais perigoso e libertador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>