Preocupação. Resolver problemas sem tensão.

Preocupação não tem problema. Sabia que é assim mesmo que se evita problemas? Quando são pequenos.Espera! Algo de errado não está certo. É que tudo parece contradizer. E preocupação me consome. Aí que está. (o problema?) Saiba como os mestres Zen lidavam com os problemas.

Problema

Primeiro talvez seja reconhecer que a palavra problema tem conotações. Assim como toda palavra. Elas têm conotações. Ou seja, amontoados de sensações que causam. Como parasitas grudados na palavra. Originalmente a palavra é só retrato verbal da experiência.

E a experiência de se preocupar, como a palavra já diz, é resolver de antemão o que pode vir a acontecer. Veja bem, dirigir um carro e ter domínio sobre ele é ser preocupado. Você já sabe o que pode encontrar pela frente na rodovia, mas já sabe frear e desviar. Esse problema está resolvido de antemão. Achou que era algo mais difícil de entender? Ouça este artigo no spotify:


Zen problema

Cultura Zen é simples. Ela resolve problemas. Imagine um mestre sentado em sua posição de meditar. O seu monastério tem vida acontecendo. Precisa de decisões o tempo todo. Questões administrativas e  psicológicas de todos os monges. Situações novas e repentinas nem trazem preocupação, não é? Não dá tempo! Mas as situações mais comuns já trazem experiência de se lidar com elas.

Inventar coisas que podem acontecer é outra coisa… É u  problema da mente. E porque você acha que o mestre pratica meditação? Está resolvendo de antemão o problema de sua própria mente.

Problema da mente

Não se preocupe caso isso seja distante realidade. Você pode saber dirigir um carro. Mas ainda não sabe dirigir sua mente? Dá uma olhadinha nos cursos on line  de Cultura Zen que disponho aos interessados. Se isso é pedir demais agora, tranquilo. Tenho canal no youtube e no spotify com clima de cultura zen. Chamo de clima, não de conteúdo. E tem muito mais como você pode ver abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>