Estou ficando velho. A vida quer de volta

Postado por leandro Categoria: Blog, Cultura Zen Tag: , , ,

Estou ficando velho e junto comigo toda minha geração. Eu assisti amigos partirem jovens. Uns até, por própria decisão. Estamos atentos todos se olhando esperando a hora chegar. Não se engane. Não é assunto tardio. É questão de nascença.

Pássaro solitário

Neste podcast trouxe um antigo texto Zen que fala da força vigorosa do pássaro que voa solito no céu. Ele precisou encontrar nele mesmo a força da vida. Não seria possível ele voar com outras asas de alguém.  E nessa solitude de sua liberdade percebe a energia do seu corpo. A própria vida voando. Um centro individualizado de uma energia sem nome. Melhor não dar nome. Para entender melhor quem somos nós.

O pássaro vai ficando velho e sua energia só aumenta. Sua vontade de voar no infinito está implodindo seu ser.


Tempo e espaço do eu

Cultura Zen é o estudo de si mesmo e o estudo de si mesmo é esquecer de si mesmo. Esquecer de si parece algo terrível. Se você está voando em grupo os outros pássaros te chamam e você reconhece que há uma identidade social anexa em suas asas. Mas se você aprende a profundidade que há em você, percebe que essa identidade fica muito distante…lá na superfície de que você é.

O problema da morte não surge. Nem do tempo de ficar velho. Nem do espaço. O problema não surge, ois o ponto de vista se tronou um todo. O pássaro, o voo, o céu, a vida. Uma só coisa acontecendo. Se misturando.

 

Essa percepção, ou essa experiência sem nome, requer uma determinada atenção, um determinado clima… Se você achou  instigante pode assistir meus videos do Cultura Zen no canal do youtube  e os podcast do spotify. Podemos até conversar particularmente se te ajudar. Os cursos on line de Cultura Zen também estão disponíveis. O clima Zen deve ser nutrido constantemente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>